RESUMO
O objetivo desta pesquisa é identificar a
utilização de carenagens de fibra de carbono e fibra de vidro na Formula
SAE – Society of Automotive Engineers. O projeto visa
simular um processo de moldagem da carenagem do quadro do chassi da armação e do corpo do carro da Fórmula SAE. A metodologia deste
trabalho foi baseada em uma revisão bibliográfica, e na realização de um
projeto com esboços iniciais para modelagem e o
processo no software, onde o esboço das principais partes que foram feitas à mão em um plano 2D, passamos a juntar
cada um deles usando um esboço 3D. Resultados: A fibra de carbono pode ser
utilizada para criar peças para o chassi, sendo
necessário utilizar um molde onde a base será o tecido de fibra, que mais tarde será trabalhado com alguns tipos de
resinas do tipo
termoestável. Tudo isso acompanhado por um
processo a vácuo, ajuda a eliminar o ar e adapta perfeitamente o tecido
ao molde, compactando assim as resinas. No entanto apesar de a fibra de
carbono ser o mais recomendável, existem outros materiais que
podem ser modelados.
Autores:
Douglas Henrique da Silva Moraes
Rodrigo Antonio Ribeiro
Israel Marçal Silva
João Paulo Silva de Souza
Paulo Roberto de Azevedo Souza
Silane Mattos
Rafael Nascimento Lopes