RESUMO
As dificuldades encontradas por alunos da educação superior nas disciplinas que envolvem conceitos da Matemática e do Cálculo são conhecidas por educadores e educandos. O alto índice de reprovação nestas disciplinas é comum, em diferentes instituições de ensino superior, e, por vezes, utilizado como uma espécie de “medida de qualidade” de cursos de graduação. A reprovação excessiva traz a necessidade de se discutir o tema, investigar as origens deste problema e desmistificar critérios paradoxais de avaliação, debatendo sobre formas de ensino-aprendizagem que atendam às reais necessidades educacionais dos graduandos. O baixo rendimento em disciplinas que têm por base conceitos da Matemática e do Cálculo se converge em desmotivação, abandono de curso e prejuízos que podem acompanhar o aluno ao longo de sua graduação. Aqui, discute-se também formas de como as Instituições de Ensino Superior podem lidar com a questão, promovendo uma melhor qualidade de ensino.
AUTORES:
Sandilla Santana de Oliveira
Israel Marçal Silva
João Paulo Silva de Souza
Paulo Roberto de Azevedo Souza