INTRODUÇÃO
A graduação em Pedagogia possui tempo de
duração de quatro anos (Resolução nº 2, julho de 2015), tempo que
precisa ser necessário para delegar aos estudantes o compromisso pela atualização constante do conhecimento, pois este
é o ponto chave
para o desenvolvimento de uma prática
pedagógica com responsabilidade. Segundo Pedro Demo (2005) Não basta apenas
transmitir e socializar conhecimento. É preciso saber reconstruí-lo.
Como a profissão professor lida com o conhecimento e esse está continuamente transformando, o professor é um agente que precisa
estar sempre em
eterno aprender a aprender, se renovando e
inovando. O curso de Pedagogia possui o trabalho educativo como mola
propulsora para o desenvolvimento e conquista de seus objetivos,
assumindo a responsabilidade de se atentar para não pensar exclusivamente na formação futura do acadêmico do curso, mas
preocupar-se em
como alinhar a unidade de conteúdo e método no
dia a dia da formação presente do educando. As competências esperadas
pelo egresso do curso de Pedagogia têm que ser pautadas por esse caminhar:
facilitar o processo de tomada de decisões e preparar os estudantes para lidar com as diversas situações-problema que
surgirão ao longo
da vida profissional, através da educação –
transformação da vida em processos permanentes de ensino-aprendizagem.
O processo ensino-aprendizagem não se concebe apenas no momento em que
ocorre a aula, pois que a pesquisa precisa ser algo presente
neste movimento, sendo assim, pensando em ir para além dos conteúdos presentes nos livros e partir para a construção de um
conhecimento sólido que alinhe teoria e prática, a
FAETERJ/Três Rios, realizou o processo seletivo para o edital PIBID/CAPES nº 7/2018. PIBID significa Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Assim, ao
longo do primeiro semestre de 2018, a faculdade de Pedagogia da FAETERJ/Três Rios, concorreu com inúmeros outros
cursos de Pedagogia do Brasil, sendo agraciada com a conquista do programa
para os/as acadêmicos/as matriculados regularmente no curso. Ao pleitear o
programa, a faculdade precisou entrar em contato com as cidades de sua
micro-região para saber se teriam interesse em participar
do programa e quais seriam as opções de escola campo. O PIBID consiste em
inserir nas escolas-campo parceiras, estudantes dos períodos iniciais do curso para terem vivência da docência,
objetivando dentre outros aspectos, incentivar a formação de
docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a
valorização do magistério e inserir os licenciados no cotidiano de escolas da rede pública de educação,
proporcionando-lhes oportunidades de criação e
participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que
busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem
(EDITAL PIBID/CAPES 7/2018). As cidades contempladas com o PIBID
Faeterj/Três Rios
foram as cidades de Três Rios e Comendador Levy
Gasparian, sendo as escolascampo, respectivamente, o Colégio Municipal Walter
Franklin e a Escola Municipal Irene Ney Leite. Foram selecionados
25 bolsistas (estudantes do curso de Pedagogia, sendo 24 bolsistas
remuneradas pela CAPES e uma bolsista voluntéria) e 3 professores supervisores (professores regentes dos anos iniciais
do ensino fundamental) das escolas-campo selecionadas. Assim, em agosto de
2018, o programa foi efetivamente iniciado nas escolas-campo contempladas.
AUTORES:
Mônica de Carvalho Teixeira