CONSTRUINDO A DOCÊNCIA – PIBID PEDAGOGIA FAETERJ/TRÊS RIOS

INTRODUÇÃO
A graduação em Pedagogia possui tempo de duração de quatro anos (Resolução nº 2, julho de 2015), tempo que precisa ser necessário para delegar aos estudantes o compromisso pela atualização constante do conhecimento, pois este é o ponto chave para o desenvolvimento de uma prática pedagógica com responsabilidade. Segundo Pedro Demo (2005) Não basta apenas transmitir e socializar conhecimento. É preciso saber reconstruí-lo. Como a profissão professor lida com o conhecimento e esse está continuamente transformando, o professor é um agente que precisa estar sempre em eterno aprender a aprender, se renovando e inovando. O curso de Pedagogia possui o trabalho educativo como mola propulsora para o desenvolvimento e conquista de seus objetivos, assumindo a responsabilidade de se atentar para não pensar exclusivamente na formação futura do acadêmico do curso, mas preocupar-se em como alinhar a unidade de conteúdo e método no dia a dia da formação presente do educando. As competências esperadas pelo egresso do curso de Pedagogia têm que ser pautadas por esse caminhar: facilitar o processo de tomada de decisões e preparar os estudantes para lidar com as diversas situações-problema que surgirão ao longo da vida profissional, através da educação – transformação da vida em processos permanentes de ensino-aprendizagem. O processo ensino-aprendizagem não se concebe apenas no momento em que ocorre a aula, pois que a pesquisa precisa ser algo presente neste movimento, sendo assim, pensando em ir para além dos conteúdos presentes nos livros e partir para a construção de um conhecimento sólido que alinhe teoria e prática, a FAETERJ/Três Rios, realizou o processo seletivo para o edital PIBID/CAPES nº 7/2018. PIBID significa Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Assim, ao longo do primeiro semestre de 2018, a faculdade de Pedagogia da FAETERJ/Três Rios, concorreu com inúmeros outros cursos de Pedagogia do Brasil, sendo agraciada com a conquista do programa para os/as acadêmicos/as matriculados regularmente no curso. Ao pleitear o programa, a faculdade precisou entrar em contato com as cidades de sua micro-região para saber se teriam interesse em participar do programa e quais seriam as opções de escola campo. O PIBID consiste em inserir nas escolas-campo parceiras, estudantes dos períodos iniciais do curso para terem vivência da docência, objetivando dentre outros aspectos, incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério e inserir os licenciados no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem (EDITAL PIBID/CAPES 7/2018). As cidades contempladas com o PIBID Faeterj/Três Rios foram as cidades de Três Rios e Comendador Levy Gasparian, sendo as escolascampo, respectivamente, o Colégio Municipal Walter Franklin e a Escola Municipal Irene Ney Leite. Foram selecionados 25 bolsistas (estudantes do curso de Pedagogia, sendo 24 bolsistas remuneradas pela CAPES e uma bolsista voluntéria) e 3 professores supervisores (professores regentes dos anos iniciais do ensino fundamental) das escolas-campo selecionadas. Assim, em agosto de 2018, o programa foi efetivamente iniciado nas escolas-campo contempladas.

AUTORES:
Mônica de Carvalho Teixeira

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