INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta um projeto de extensão organizado pelo curso de Pedagogia do UNIFAA. As crianças nos dias de hoje estão cercadas com informações o tempo todo, a maior parte delas vivem cercadas de computadores, internet, televisões e outros aparelhos tecnológicos. Porém por serem cercadas por informações carecem de aprenderem a distinguir a verdade da mentira. E essa é uma das qualidades que as crianças podem adquirir ao ter contato com livros, pois melhoram a interpretação de texto e a capacidade de argumentação. Nos dias de hoje, muitas pessoas sabem ler, mas são considerados analfabetos funcionais pois não conseguem interpretar e agir de forma prática sobre o que foi lido e, pensando nisso deve-se ter em mente que saber ler e ser um leitor são coisas diferentes O primeiro, trata de decifrar uma mensagem expressada por meio das sílabas que formam as palavras, enquanto o segundo, a intenção é fazer com que o sujeito leitor seja induzido a “aprender a compreender, interpretar e inserir-se no universo do pensamento de outra pessoa – o autor – compartilhando pensamentos, ideias e hipóteses, aceitando, ou contrapondose ao que analisa.” (KRUG, 2015, p.6) E assim nasceu o projeto de extensão Varal Literário: formando pequenos leitores, com o objetivo de levar o acesso à leitura de vários gêneros textuais para crianças em um espaço diferenciado apresentando os livros de uma forma inovadora.
AUTORES:
Aléxia Fontes Vargas
Francismara Aparecida das Graças
Mônica de Carvalho Teixeira